top of page

A psicologia do checklist

Foto do escritor: rosangelamafortrosangelamafort


O que significa checklist?


São as tarefas pequenas com objetivo de acumular pequenas vitórias de curto prazo para que você possa estabelecer grandes metas e saber que tem objetivos a serem atingidos.


Uma vez que você tenha estabelecidos seus planos e suas metas para 2022, é hora de focar nas tarefas pequenas e realizáveis, uma a uma.


Essas metas são “SMART” e são definidas como:

  1. Específicas

  2. Quantificáveis

  3. Alcançáveis

  4. Realistas

E o mais importante: Com Prazo Fixo

Dividir essas tarefas grandes em tarefas menores nos ajuda a manter a motivação e o pensamento positivo ao longo de todo o projeto.


Por exemplo: se a sua meta for emagrecer; quantos quilos? em quanto tempo? qual a data que você atingirá a perda de peso? quais serão as suas estratégias? caminhar, ir a academia, fazer exercícios em casa? com qual frequência? quais alimentos você irá evitar para atingir seu objetivo. Enfim, as metas devem ser específicas, quantificáveis, alcançáveis, realistas e com prazo determinado.


Se você consegue realizar 10 minutos de atividade por dia, também é super válido. O importante é avançar com as condições que você tem? E ao fazer o cheklist estamos alimentando o nosso cérebro com Dopamina, diariamente!


A motivação é um elemento essencial e insubstituível do sucesso. Quando não estamos motivados, fracassamos.


Ao contrário, quando sentimos que temos mesmo pequenas doses de sucesso, nossos cérebros liberam dopamina, que é associada a sensações de prazer, aprendizado e motivação. Quando sentimos os efeitos da dopamina, ficamos com vontade de repetir as ações que resultaram nesse sucesso que acabamos de sentir. Neurocientistas se referem a isso como “aprendizado autodirigido”.


Por isso, realizar pequenas tarefas é uma maneira tão eficaz de permanecer motivado durante projetos e processos de longo prazo.

Riscar tarefas de uma checklist libera pequenas quantidades de dopamina que em seguida nos dão energia para continuar riscando mais tarefas, ou seja, realizar mais coisas! Mas para obter os melhores resultados, os itens da checklist precisam ser tarefas reais e substanciais.


Vá em frente e faça algumas listas!

Depois de todos esses dados sobre a psicologia do checklist, é incrível observar como o ícone do check pode trazer tanta motivação , pois ele não somente significa que um projeto chegou ao fim, mas que se realizou algo real e significativo. Cada item do checklist significa um desafio, uma meta para você avançar cada vez mais.


Continue firme na direção das suas metas!


Conte comigo!




Fonte: https://blog.trello.com/br/psicologia-do-checklist




Psicóloga Clínica e Jurídica. Membro da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas. Trabalha com a abordagem da Terapia Cognitivo Comportamental e Psicologia Positiva na atuação clínica e como assistente técnica auxiliando as partes em processos judiciais com a confecção de laudos psicológicos.


“As pessoas não são perturbadas pelas coisas, mas pelo modo que as vêem”. Epicteto

110 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page